Ortografia gramatica aplicada

domingo, 29 de janeiro de 2017

Brincadeiras com letras


Imagem relacionada
VAMOS BRINCAR COM AS PALAVRAS



Grau Normal - Grau aumentativo
Cavalo - Cavalão
Sapato - Sapatão
Prato - Pratão
Rato - Ratão
Cachorro - Cachorrã



 



Arco e flecha
 




Ovo a clara do ovo





 
 
As claras de ovo se tornaram as queridinhas de quem pratica atividade física, pois fornece uma ótima quantidade de proteínas, pouca gordura e praticamente nada do temido colesterol.


Os Benefícios do ovo são grandioso Ele é uma fonte rica de proteína e outros 13 nutrientes essenciais. Ácido fólico, Ferro, Zinco, Proteína, Fósforo, Manganês, Potássio… A lista é enorme. A presença especial está na colina, que faz parte das Vitaminas do Complexo B. Então Aqui estão os 10 Benefícios do Ovo para Saúde!


1. Os ovos tem grandes benefícios para os olhos. De acordo com um estudo, um ovo por dia pode prevenir degeneração ocular devido ao conteúdo de carotenóides, especialmente a luteína e zeaxantina. Ambos os nutrientes são mais facilmente disponíveis para os nossos órgãos de fonte com os ovos.
2. Em outro estudo, os pesquisadores descobriram que pessoas que comem ovos todos os dias reduzir o risco de desenvolver cataratas, também por causa da luteína e zeaxantina em ovos.
3. Um ovo contém 6 gramas de proteína de alta qualidade e todos os nove aminoácidos essenciais.
4. De acordo com um estudo da Harvard School of Public Health, não há nenhuma ligação significativa entre o consumo de ovo e doenças cardíacas . Na verdade, de acordo com um estudo, o consumo regular de ovos pode ajudar a prevenir coágulos sanguíneos, acidente vascular cerebral e ataques cardíacos .
5. Eles são uma boa fonte de colina. Uma gema tem cerca de 300 microgramas de colina. A colina é um nutriente importante que ajuda a regular o cérebro, sistema nervoso e sistema cardiovascular.
6. Eles contêm o tipo certo de gordura. Um ovo contém apenas 5 gramas de gordura e apenas 1,5 gramas de que a gordura saturada.
7. Nova pesquisa mostra que, ao contrário da crença anterior, o consumo moderado de ovos não tem um impacto negativo sobre o colesterol. De fato, estudos recentes têm demonstrado que o consumo regular de dois ovos por dia não afeta o perfil lipídico de uma pessoa e podem, de fato, melhora-o. A investigação sugere que a gordura saturada que aumenta o colesterol, em vez de colesterol dietético.


8. Os ovos são um dos únicos alimentos que contêm naturalmente a Vitamina D.
9. Os ovos podem prevenir o câncer de mama . Em um estudo, as mulheres que consumiam pelo menos seis ovos por semana reduziu o risco de câncer de mama em 44%.


10. Ovos promover o cabelo saudável e unhas por causa do seu elevado teor de enxofre e grande variedade de vitaminas e minerais. Muitas pessoas acham que o cabelo cresce mais rápido após a adição de ovos à sua dieta, especialmente se eles foram anteriormente deficiente em alimentos que contenham enxofre ou B12.




O ovo, alimento amplamente consumido no Brasil e no mundo e utilizado em diversas receitas saborosas, é um alimento pouco calórico e que aumenta a sensação de saciedade. Por ser fonte de proteína, ele também é um auxiliador de ganho de músculos, além de oferecer diversas vitaminas e minerais que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.



É fácil de cozinhar, tem proteína e é saboroso.
O ovo é um fiel companheiro do café e do pão no café da manhã em muitos países.
Seus altos índices de proteínas e vitaminas A, D e B12 fazem dele um alimento cheio de nutrientes que costuma ser recomendado por especialistas.
Por outro lado, um de seus principais componentes é a gordura, relacionada ao aumento do colesterol no sangue, o que pode levar a problemas cardíacos.
Portanto a pergunta: é saudável comer ovos todos os dias?

Sem medo

A maioria das pessoas saudáveis pode comer até sete ovos por semana sem que isso aumente o risco de incidência de doenças do coração, escreve o cardiologista Francisco López-Jimenez na página de internet da Clínica Mayo, dos Estados Unidos.


  • Os riscos da dieta vegana
  • Estudo liga câncer de próstata ao tamanho da cintura
Um estudo de 1999 da Universidade de Harvard, que analisou 115 mil pessoas durante uma década, concluiu que comer um ovo diariamente não levaria a um aumento do colesterol no sangue.
Alguns acreditam que o ovo pode ser a principal fonte de gordura de uma refeição, mas na realidade deveríamos nos preocupar mais com as gorduras saturadas.
Essa advertência foi feita pelo sistema público de saúde da Grã-Bretanha (NHS), que recomenda reduzir o consumo de alimentos como salsicha, presunto, manteiga e óleo - que têm um efeito maior sobre a quantidade de colesterol no sangue do que os ovos.
"Para aqueles que já têm altos índices de colesterol no sangue, o melhor é limitar o consumo de ovos a dois ou três por semana", disse à BBC Mundo a nutricionista Margaret Brown, da clínica Mayo


Com a nova moda de comer produtos orgânicos, é válido perguntar se é melhor consumir ovos de galinhas criadas em pequenas granjas ou produzidos de forma industrial.
A opção orgânica é boa, mas tudo depende do orçamento do consumidor, segundo Brown.
"O principal é que o produtor mantenha os ovos livres de germes nos processos de lavagem, embalagem e transporte", disse.
Para Eisenmann, porém, a gema é de melhor qualidade se o animal tiver se alimentado com nutrientes encontrados em área para pasto e tenha ficado em contato com o sol - procedimentos característicos de pequenas granjas.

A clara alimenta da mesma forma que a gema?

A gema concentra a maior quantidade de proteína dos ovos. Mas duas claras contêm quase a mesma quantidade de proteínas de um ovo inteiro, de acordo com Margaret Brown.
"Se você quer limitar seu consumo de colesterol, uma boa alternativa é preparar um omelete de claras", disse ela.
Porém, na clara há uma proteína que pode causar alergias alimentares. Por isso, não é bom abusar do consumo delas.
Os especialistas consultados concordam que apesar do ovo ser uma das mais valiosas fontes de proteína animal, seu consumo deverá ser ajustado às necessidades da dieta de cada pessoa.


á que sabemos que comer um ovo de galinha por dia pode ser considerado benéfico para a saúde - então podemos começar a saborear diariamente um ovo frito com sal, certo?
Não é bem assim. Os diferentes preparos do alimento também transformam o seu impacto para a saúde.
  • Suíça decide se todos os seus cidadãos receberão R$ 9 mil por mês sem fazer nada
  • Wanda City: o parque chinês que quer desbancar a Disney
Os ovos pochê são os mais recomendados pelos médicos. Há diferentes formas de cozinhá-los. Uma delas é cozinhá-los sem casca em água muito quente, mas não fervente. O tempo de cozimento não deve exceder quatro minutos.
Mas se seus dotes culinários não estão à altura desta técnica, cozinhar os ovos é a segunda alternativa recomendada, pois desse modo a gema preserva a maioria de seus nutrientes.
Ovos fritos ou mexidos são as maneiras menos recomendadas de consumi-los. Isso porque nessas formas de preparo as gorduras naturais são oxidadas, afirmou à BBC Mundo a especialista em nutrição integrativa Rebecca Eisenmann.
Além disso, fritá-los em óleo aumenta a quantidade de gordura em 50%, segundo o NHS.
Se ainda assim sua preferência são ovos fritos, a nutricionista Margaret Brown recomenda que você adicione à panela o mínimo possível de gordura. Algumas formas de fazer isso são usar óleo de canola ou óleo vegetal em spray.






Capsula DETOX SECA até 10KG em 30 Dias, Testado e Aprovado por mais de 43.197 Mulheres.



EMAGRECIMENTO à prova de falhas é testado e Elimina 43Kg de Blogueira em 6 meses

Na verdade, eles são um dos poucos alimentos com proteínas completas, ou seja, eles contêm proporções adequadas de todos os nove aminoácidos essenciais e necessários ao organismo.
Eles também são embalados com várias vitaminas e minerais, incluindo as vitaminas A, B12, D, e E, e ácido fólico, selênio, colina, entre outros.
Ovos benefícios ganharam uma má reputação ultimamente devido ao alto teor de colesterol nas gemas amarelas.
No entanto, eles não aumentam significativamente o nível de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) o colesterol “mau”.
Pelo contrário, são as gorduras saturadas e trans nos alimentos, não o colesterol da dieta, que têm o maior impacto sobre os níveis de colesterol no sangue e o risco de desenvolver doenças cardíacas.
Os ovos não devem ser insalubres, se você consumi-los com moderação.
Se tiver uma doença cardiovascular, reduza a ingestão para 2-3 gemas por semana.




Faz mal comer todos os dias os ovos

 
 
 
 

Aproximadamente 119.000 resultados (0,44 segundos) 

Resultados da pesquisa


Resultado de imagem para receita ovo frito na agua
3 dias atrás

Modo de preparo
  1. 1 Coloque água em uma panela de forma que quando colocar o ovo ele fique submerso. Acrescente duas pitadas de sal e uma colher de chá de vinagre (o vinagre ajuda o ovo a ficar inteiro).
  2. 2 Quebre o ovo em um prato. Depois vire na água fervendo. Espere cerca de um minuto e retire o ovo com a escumadeira.
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 
 

Por influência da mitologia grega, tanto que Atena, deusa da guerra e da sabedoria, tinha uma coruja como mascote. Os gregos consideravam a noite como o momento do pensamento filosófico e da revelação intelectual e a coruja, por ser uma ave noturna, acabou representando essa busca pelo saber. Há ainda uma outra explicação para tal relação, da qual, certamente, o animal não se orgulharia tanto. Com seus olhos grandes e desproporcionais, a coruja se tornou também símbolo da feiúra. Numa língua nórdica antiga, ela era chamada de ugla, palavra que imitava o som emitido pela ave e que daria origem ao termo ugly, “feio” em inglês. “Assim, a coruja segue o estereótipo do sábio, que geralmente é tido como alguém mais preocupado com as divagações interiores que com a aparência externa”, diz o helenista (estudioso da civilização grega) Antônio Medina Rodrigues, da Universidade de São Paulo (USP). Mas não foi em todas as culturas que o animal se transformou em símbolo de inteligência.
No Império Romano, por exemplo, a ave era considerada agourenta e seu canto anunciaria a proximidade da morte. Além disso, outros animais também foram usados em civilizações diferentes para representar a sabedoria, como a tartaruga para os chineses e o salmão para os celtas.



 
 Grau do substantivos
 

 
 

  1. Normal  Diminutivo
  1.  Farinha -   farinha   fariazinha                
  2. boneco  -  bonequinho
galinha-galinhazinha  galinho Zinha


  1. sobrinha -    sobrinho     sobrinhazinha
  2.  velho- velhinho  velho Zinho
  3. vaso vasinho    vasiozinho
  4.  ninho- ninhozinho
  5. rainha- raizinha
  6. sombra sombrinha
  7. vizinho - vinhozinhos
  8. avião - aviãozinho
  9. vinho- vinhozinho
  10. laranja-laranjinha
  11. linha- linhazinha

 forme as frases  com cada palavras  em cima:
  1. farinha  :   A mamãe coloca  a farinha na mesa
  2. bonequinha :  Eu tenho  uma bonequinha de louça

Resultado de imagem para diminutivo e aumentativo
 
    Um aviãozinho  grande e um  aviãozão
    Uma cadeira grande é     cadeirão
    um pé grande e um pezão
    um gato grande e um  gatão
    um peixe grande é um peixão
 
 
 
 

bicicleta
substantivo feminino
  1. 1.
    veículo composto de um quadro ('conjunto de tubos metálicos'), assentado sobre duas rodas iguais alinhadas uma atrás da outra e com raios metálicos, das quais a da frente é comandada por um guidom e funciona como diretriz, e a de trás, ligada a um sistema de pedais acionados pelo bicicletista, funciona como motriz.
  2. p.metf. futb lance em que um jogador, ger. atacante, de costas para o gol adversário, gira o corpo e chuta a bola por
    2.
    cima da cabeça, para trás; puxeta.
 
 
 

 
 
 
 
 

                  Bicicleta  da Laura


 
 
  1. boneca  bonequinha
  2. abajur- abajur Zinho
  3. tigela- tigelinha
  4. folha- folhinha
  5. abobora-  abobrinha
  6.   bicicleta-  biciclet6inhaImagem relacionada
  7. abacaxi-  abacaxi Zinho
  8. uvas-  uvinha
  9. pera-  perinha
  10. caqui-  caquezinho
  11.    amora    - amorinha                             
 
 
 
 Resultado de imagem para aumentativo e diminutivo
 
 

Ortografia
    A ortografia se caracteriza por estabelecer padrões para a forma escrita das palavras. Essa escrita está relacionada tanto a critérios etimológicos (ligados à origem das palavras) quanto fonológicos (ligados aos fonemas representados). É importante compreender que a ortografia é fruto de uma convenção. A forma de grafar as palavras é produto de acordos ortográficos que envolvem os diversos países em que a língua portuguesa é oficial. A melhor maneira de treinar a ortografia é ler, escrever e consultar o dicionário sempre que houver dúvida.
O Alfabeto
O alfabeto da língua portuguesa é formado por 26 letras. Cada letra apresenta uma forma minúscula e outra maiúscula. Veja:
a A (á)
b B (bê)
c C (cê)
d D (dê)
e E (é)
f F (efe)
g G (gê ou guê)
h H (agá)
i I (i)
j J (jota)
k K (cá)
l L (ele)
m M (eme)
n N (ene)
o O (ó)
p P (pê)
q Q (quê)
r R (erre)
s S (esse)
t T (tê)
u U (u)
v V (vê)
w W (dáblio)
x X (xis)
y Y (ípsilon)
z Z (zê)
Observação: emprega-se também o ç, que representa o fonema






Aumentativos e diminutivos
 
 
primeiramente recordemos a questão dos substantivos.

Substantivos

Os substantivos dão nome às substâncias ou a objetos apreendidos como substâncias (qualidades, estado, processos). Dividem-se em várias categorias, vistas em pares, com exceção dos 'coletivos': concretos e abstratos, comuns e próprios, simples e compostos, primitivos e derivados, coletivos.

Os graus do substantivo

Tanto o aumentativo (tamanho maior do que o normal) quanto o diminutivo (tamanho menor do que o normal) têm duas formas para a representação de grau: grau sintético e grau analítico.
 
 
 

Grau analítico

Quando se usa adjetivos para expressar o aumentativo ou o diminutivo: grande, enorme, pequeno, minúsculo etc. Exemplos:
casa grande, casa enorme, boca enorme, janela pequena, olhos minúsculos etc.
 
 
 
 

Grau sintético

Quando se usa terminações (sufixos) para expressar o aumentativo ou o diminutivo: -ão, -zão, -arra, -ona, -inho, -ito, -eta etc. O grau sintético, tanto na forma aumentativa quanto na diminutiva, pode ser feito de duas maneiras:
  • regular:
    (com sufixos comuns: -ão e -zão (para o aumentativo) e -inho e -zinho (para o diminutivo)
  • irregular (quando toma outros sufixos) para as duas formas.
Alguns aumentativos regulares:
  • amigo - amigão
  • atlas - atlasão
  • fita - fitão
  • funil - funilzão
  • lápis - lapisão
  • lobo - lobão
  • menino - meninão
  • pé - pezão
  • pires - piresão
Alguns aumentativos sintéticos irregulares (construídos com outros sufixos):
  • animal - animalejo
  • ave - avejão
  • bala - balaço
  • barca - barcaça
  • bêbado - bebarro
  • beiço - beiçola
  • bicho - bichão/ bicharrão
  • boca - bocarra
  • cabeça - cabeçorra
  • calor - canícula
  • cão - canzarrão
  • cara - caraça, carantonha
  • casa - casarão
  • colher - colheraça
  • copo - copázio
  • coração - coraçaço
  • corpo - corpanzil, corpaço
  • cruz - cruzeiro
  • dente - dentola, dentuça, dentão
  • drama - dramalhão
  • escada - escadaria
  • fedor - fedentilha
  • festa - festança
  • flor - florona/ florzona
  • fogo - fogaréu
  • forno - fornalha
  • forte - fortaleza
  • gato - gatarrão
  • grande - grandalhão
  • homem - homenzarrão
  • ladrão - ladravaz
  • lima - limatão
  • limão - limonaço
  • língua - lingueirão
  • mamão - mamonaço
  • mão - manzarrona, manápula/manzorra
  • monte - montanha
  • mulher - mulheraça, mulherona
  • muro - muralha
  • nariz - narigão
  • navio - naviarra
  • olhos - olheirões
  • ouro - ourama
  • perna - pernalta
  • poeta - poetrasto
  • poeira - poeirama
  • povo - povaréu
  • prato - pratarraz
  • rapaz - rapagão
  • rato - ratazana
  • rico - ricaço
  • sapo - saparrão
  • unha - unhaço
  • voz - vozeirão
Alguns diminutivos regulares -inho e -zinho:
  • abelha - abelhinha
  • álbum - albunzinho
  • arte - artezinha
  • atividade - atividadezinha
  • aula - aulinha
  • boné - bonezinho
  • bota - botinha
  • cadáver - cadaverzinho
  • caneca - canequinha
  • casa - casinha
  • ção - cãozinho, cãozito
  • começo - comecinho
  • colher - colherinha, colherzinha
  • coelho - coelhinho
  • coqueiro - coqueirinho
  • filho - filhinho
  • índio - indiozinho
  • lápis - lapisinho
  • livro - livrinho, livrozinho
  • lobo - lobinho
  • mamão - mamãozinho
  • pé - pezinho
  • praça - pracinha




  • preço - precinho
  • pudum - pudinzinho
  • raio - raiozinho
  • rádio - radiozinho
  • rapaz - rapazinho
  • roça - rocinha
  • serviço - servicinho
  • tênis - tenisinho
  • urubu - urubuzinho
  • vaso - vasinho
  • xícara - xicarazinha, xicarinha, xicarazita

Alguns diminutivos irregulares (construídos com outros sufixos):

  • abelha - abelhita, abelhazinha, abelhinha
  • aldeia - aldeola
  • árvore - arbusto
  • astro - asteroide
  • ave - avícula
  • barba - barbicha
  • beijo - beijote/ beijoca
  • barba - barbicha
  • casa - casebre
  • caixa - caixote
  • caminhão - camioneta, caminhonete
  • chuva - chuvisco
  • corda - cordel
  • corpo - corpanzil
  • cruz - cruzeta
  • diabo - diabrete
  • espada - espadim
  • estátua - estatueta
  • fazenda - fazendola
  • farol - farolete
  • fio - filete
  • frango - frangote
  • galo - galispo
  • globo - glóbulo
  • gordo - gorducho
  • gota - gotícula
  • guerra - guerrilha
  • ilha - ilhéu, ilhota
  • homem - homúnculo
  • jornal - jornaleco
  • laje - lajota
  • livro - livreto, livreco
  • lugar - lugarejo
  • menina - meninota
  • monte - montículo
  • namoro - namorico
  • núcleo - nucléolo
  • padre - padreco
  • palácio - palacete
  • papel - papelucho
  • parte - partícula
  • pedra - pedrisco
  • perdiz - perdigoto
  • ponte - pontilhão
  • porta - portinhola
  • raiz - radícula
  • rapaz - rapazola, rapazote, rapazelho
  • rio - ribeiro, riacho
  • rua - ruela
  • saco - saquitel, saquinho
  • sala - saleta
  • sapato - sapataço
  • vara - vareta, varela
  • velho - velhote
  • verão - veranico
  • vila - vilela, vileta, vilola, vilarejo

Mudança de consoante para formar o diminutivo


Para formar o diminutivo dos substantivos terminados com as sílabas ca e co, troca-se a consoante /c/ para /q/ (por questões fonéticas). (Aplica-se também às palavrascarioca, maluco, minhoca etc.):

barco - barquinho // casca - casquinha // cisco - cisquinho etc.

Mais exemplos (normal diminutivo aumentativo):

  • asa - asinha - asona
  • casca - casquinha - cascona
  • cão - cãozinho - canzarrão
  • coleta - coleguinha - colegão
  • cova - covinha - covona (preferível cova grande)
  • criança - criancinha - criançona
  • fogo - foguinho - fogaréu
  • monte - montículo - montanha
  • muro - mureta - muralha
  • prego - preguinho - pregão (preferível prego grande)
  • ovo - ovinho - ovão (ovo grande)
  • rocha - rochinha - rochedo
  • tábua - tabuinha/ tabuazinha - tabuona
  • tesoura - tesourinha - tesourão

Uso da forma analítica

Existem substantivos que não possuem a forma sintética para o grau aumentativo, e existem outros, que embora a possuam, é preferível o uso da forma analítica para evitar cacofonia ou cair em um sentido pejorativo:
  • abade - abade enorme
  • alegria - alegria imensa
  • costas - costas grandes
  • ganso - ganso muito grande/ enorme/ gigante
  • mato - mato extenso
  • olheiras - olheiras enormes
  • vale - vale grande
Para algumas palavras, prefira a forma analítica:
ponte - ponte grande/ enorme/ imensa etc.
porta - porta enorme/ grande/ gigantesca etc.




  


atividades
 



 
 
 
.



Atividades  de separar as silabas



Resultado de imagem para exercicios de silabas                
 

  

  

 










 Resultado de imagem para aumentativo e diminutivo das palavras        diminutivoeaumentativo

     
 
 
 
 



   





 


bloco de anotação

esperamos que  aprendam a escrever e brincar com as palavras


Laura  come ovo  pra ficar forte. ela corre pra pegar a sua bicicleta  com a seu arco-flecha , e deu uma a flechada na flor .
quando deu uma flechada, na flor  deu uma corrida pra pegar a flauta doce  a notou  no bloco a cor da blusa pra ir a aula de musica
toda contente.








A flores Boca de leão
 




A boca-de-leão é uma planta perene perfumada, nativa do Mediterrâneo, e possui flores coloridas semelhantes a bocas abertas. Cresce melhor em regiões mais frias e tende a morrer com altas temperaturas. Para um bom desenvolvimento, deve ser cultivada em áreas internas, a partir de sementes, e ser plantada um pouco antes da última geada do ano.
 
 
 
 
        Bicicleta vermelha


 
 
  
 
 


 
 
 Flauta doce
 
 
 
 
 
 







 
  1.       
Postado por Viviane Quintas às 05:21
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Quem sou eu

Minha foto
Viviane Quintas
viviane Quintas artista plástica
Ver meu perfil completo

Arquivo do blog

  • ►  2019 (1)
    • ►  maio (1)
  • ▼  2017 (6)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (4)
    • ▼  janeiro (1)
      • Brincadeiras com letras
Tema Simples. Imagens de tema por luoman. Tecnologia do Blogger.